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Gal Gadot estampa, pela primeira vez, a capa da revista Vanity Fair no mês de novembro e fala sobre sua carreira, sua família, Mulher-Maravilha 1984 e mais. Confira abaixo!

Três anos atrás, Gal Gadot abalou o mundo como a Mulher-Maravilha. Na sequência, ela volta para chutar mais traseiros em nome do feminismo.

Por Nancy Jo Sales
Fotografia por Dudi Hasson
Estilo por Noa Rennert

Gal Gadot está relaxando no pátio dos fundos de sua casa em Tel Aviv. Este espaço ao ar livre, cercado por um muro de pedra e árvores pendentes, é onde ela diz que gosta de passar um tempinho “comigo” depois que suas filhas, Alma, de oito anos, e Maya, de três, adormecem. No ano passado, quando Gadot e seu marido, Jaron Varsano, pensaram que Alma tinha idade suficiente, eles mostraram a ela o filme que fez de sua mãe uma estrela: Mulher-Maravilha.

“Ela estava muito animada”, diz Gadot, “mas também não conseguia deixar de ver Ima” – mãe em hebraico – “lutando contra os bandidos. Ela disse, ‘eu não consigo assistir! Apenas siga em frente!’ Ela não conseguia suportar. Então, pulamos as partes assustadoras. Mas o resto ela amou e tem orgulho disso.”

Alma não é fã da Bela Adormecida, no entanto. “Ela disse: ‘Não gosto da Bela Adormecida’”, diz Gadot, “e perguntei por quê – porque é uma princesa da Disney; quem não gosta de uma princesa da Disney? E ela disse: ‘Porque tudo que ela faz é adormecer e o príncipe vem e a beija e então é o fim. Ela não fez nada’, disse ela. E Jaron e eu estávamos olhando para ela, e ficamos tipo, que perspectiva saudável. E é tão verdade – ela não fez nada.”

Me lembro de quando fui ver a Mulher-Maravilha no cinema em Nova York logo após sua estreia, em junho de 2017, com todos os gritos e aplausos das mulheres e meninas na plateia. A certa altura, uma mulher sentada ao meu lado agarrou minha mão em uma demonstração espontânea de irmandade. Logo surgiram relatos de reações semelhantes ocorrendo em todo o país e no mundo: o público batendo palmas, chorando, vestindo suas pulseiras de apresentação e empunhando seus laços de ouro em público e nas redes sociais. Uma postagem viral no Tumblr de uma professora do jardim de infância (que Gadot retuitou) relatou uma lista de coisas inspiradoras que aconteceram em sua sala de aula desde o lançamento do filme: meninos e meninas querendo imitar a força e a bondade da Mulher-Maravilha e salvar o mundo, como ela fez.

A Mulher-Maravilha foi um fenômeno. Vindo, como veio, meses após a eleição de um declarado sexista para a presidência dos Estados Unidos, parecia um bálsamo. E Gadot parecia a encarnação perfeita de uma amada super-heroína, chegando a tempo para uma onda feminista (seu primeiro nome, Gal, na verdade significa onda em hebraico), iniciada pela histórica Marcha Internacional das Mulheres em janeiro de 2017.

Hoje, com Mulher-Maravilha 1984 marcada para chegar aos cinemas em dezembro, Gadot está animada para que o público acompanhe o próximo episódio da história da Mulher-Maravilha. “Acho que o primeiro filme foi o nascimento de um herói”, diz ela, falando comigo pelo Zoom, “e desta vez queríamos ir mais fundo de uma forma. É mais sobre o perigo da ganância, e acho que é muito relevante para a era em que vivemos hoje. Parece que todos estão em uma corrida por mais, e quando você consegue o que deseja, há uma nova barra – e qual é o preço? E nós nos perdemos nesta maratona louca?”

Ela está usando um vestido preto sem mangas Helmut Lang com uma gola assimétrica, brincos de diamante, sem maquiagem. Em uma conversa abordando temas feministas, é difícil saber como, ou se, dizer o quão bonita ela é. Ela não parece muito interessada nisso. Na adolescência, ela trabalhou no Burger King em vez de aceitar os empregos de modelo que estava sendo oferecido. Ela ficou chocada quando ganhou o concurso de Miss Israel em 2004 (sua mãe e uma amiga a inscreveram por capricho) e decidiu que concursos de beleza não eram para ela. Ela participou do concurso Miss Universo em 2004, ela disse em entrevistas, que não cooperou e vestiu roupas horríveis.

“Oh, meu Deus,” ela diz, rindo, quando eu toco no assunto. “Paula Abdul foi uma das juradas, e ela me perguntou algo e eu fiquei tipo” – intensificando seu sotaque israelense enfumaçado – “‘Eu não falo inglês, desculpe.’ Fiz de tudo para ter certeza de que não iria ganhar.”

Na cena de abertura de Mulher-Maravilha 1984, a versão infantil da princesa guerreira Diana Prince (interpretada por Lilly Aspell, de 12 anos, uma saltadora premiada na vida real) se envolve em uma longa competição física, uma espécie de Olimpíadas amazonas. Isso acontece em Themyscira, a ilha mágica e cidade-estado de mulheres onde nasceu. É uma sequência deslumbrante de uma perspectiva técnica, com muitos feitos aparentemente impossíveis executados em grande escala, mas o que fica com você é o puro atletismo por parte de uma menina de aparência muito determinada.

“Sempre que vejo essa parte do filme, fico chorando – como lágrimas boas e animadas”, diz Gadot (pronuncia-se “Ga-dot”), que tem 35 anos. “Uma das maiores coisas em que acredito é que você pode apenas sonhar em se tornar alguém ou algo depois de ver isso visualmente. E os meninos – sorte deles – puderam vivenciar, desde o começo dos filmes, que eram os protagonistas, eram os fortes, salvavam o dia.”

“Mas não conseguimos essa representação”, diz ela. “E eu acho que é tão importante – e é claro que é ultra importante para mim porque sou mãe de duas meninas – mostrar a elas o potencial do que elas podem ser. E não significa necessariamente que elas tenham que ser atléticas ou fisicamente fortes – isso também – mas que elas podem ser maiores que a vida.”

Ela fala sobre a necessidade da educação; ela me conta sobre “uma coisa horrível que aconteceu a uma garota de 16 anos que foi estuprada por vários homens em Israel”, na cidade turística de Eilat, no Mar Vermelho, em agosto. “Como é que havia vários homens na sala, e ninguém estava tipo, ‘Ei pessoal, isso está errado, pare, alguém chame a polícia?’” ela pergunta. “Temos que nos servir de modelo para nossos filhos e temos que educá-los para a igualdade. Ainda há um longo caminho a percorrer porque ainda não existe uma verdadeira igualdade. Se concentrarmos nossos recursos nesse tipo de coisa, uma mudança real acontecerá.”

Ela sorri. Ela sorri muito. “Espero que não tenha sido um grande discurso”, acrescenta ela.

“Nunca conheci ninguém que tivesse tantos dons – de beleza, inteligência e força – e fosse tão bom”, diz Patty Jenkins, diretora de Mulher-Maravilha 1984 e Mulher-Maravilha de 2017, que foi o filme de maior bilheteria de um diretora mulher, ganhando mais de $ 820 milhões em todo o mundo.

O sucesso do primeiro filme da Mulher-Maravilha – pelo qual Gadot recebeu apenas US $ 300.000, um valor que causou indignação em alguns, pois empalideceu em comparação com o que muitas estrelas de ação masculinas levam para casa – ajudou a catapultá-la para a lista das mais bem pagas atrizes em Hollywood. Para a Mulher-Maravilha 1984, ela supostamente ganhou US $ 10 milhões – uma grande soma que ainda é menos da metade do que algumas estrelas de ação masculinas ganham, mais um sinal de que em Hollywood, como em outros lugares, a disparidade salarial entre gêneros ainda tem um longo caminho a percorrer.

“Gal é alguém cujo foco principal é fazer o bem com sua personagem, e isso é uma coisa tão especial, ter uma Mulher-Maravilha como essa”, diz Jenkins, que chama Gadot de sua melhor amiga. “Ela não está procurando por glória ou fama – ela está sempre perguntando: O que podemos fazer com isso que será bom para o mundo?”

Quando enviei um e-mail a Chris Pine, que interpreta o interesse amoroso da Mulher-Maravilha, o oficial de inteligência Steve Trevor, em ambos os filmes, perguntando por que ele achava que o público abraçou Gadot tanto no papel, ele respondeu: “Meu entendimento da Mulher-Maravilha é que ela é amor encarnado: feroz, forte, compassiva e intransigente. Essa é a Gal.”

Gadot cresceu em Rosh Ha’ayin, uma pequena cidade no centro de Israel que um amigo meu israelense descreve como sendo “como um típico subúrbio de classe média da Califórnia”. Seu pai, Michael, era engenheiro, e sua mãe, Irit, era professora de ginástica que ensinava esportes a Gadot e sua irmã mais nova, Dana, insistindo que elas corressem do lado de fora em vez de ficar em casa e assistir televisão.

Você pode imaginar Gadot sendo muito parecida com aquela garotinha ativa na abertura de Mulher-Maravilha 1984, correndo, pulando, preparando-se física e mentalmente para seu futuro. Seu próprio atletismo pode ser visto em ambos os filmes da Mulher-Maravilha, nos quais ela realiza muitas de suas próprias acrobacias. “Tentamos evitar ao máximo usar CGI nas lutas”, diz ela. Um dos momentos mais extraordinários de Mulher-Maravilha 1984 envolve uma cena em que ela luta contra vários bandidos com seu laço dourado enquanto dá um chute alto, que consegue ser durão e elegante.

Após o colegial, Gadot passou dois anos cumprindo seu serviço obrigatório nas Forças de Defesa de Israel, onde foi instrutora de preparação física e combate, antes de entrar na faculdade. (Ela tem sido frequentemente criticada por seu serviço nas FDI, bem como por uma postagem no Facebook apoiando as tropas durante os ataques aéreos do exército israelense a Gaza em 2014.)

“Eu vim de uma casa onde ser atriz nem era uma opção”, ela me conta. “Sempre adorei as artes e era dançarina e adorava cinema, mas ser atriz nunca foi uma discussão. Meus pais diziam, você precisa se formar na universidade e se formar.” Ela planejava se tornar advogada.

Mas “dadadada”, como ela costuma dizer sempre que encobre detalhes complicados ou desnecessários (como algumas passagens em programas de TV israelenses), ela foi escalada como Gisele Yashar, a especialista em armas em Velozes e Furiosos de 2009, e portanto sua carreira em Hollywood começou.

“Jaron”, seu marido, “foi quem disse: Você pode fazer o que quiser”, diz ela. “Foi ele quem realmente me deu forças para seguir este sonho.”

Gadot conheceu Varsano em um retiro de ioga e “festa muito estranha” no deserto israelense em 2006, quando ela tinha 20 e ele 30; ambos foram convidados por amigos em comum. Eles se deram bem imediatamente e começaram a namorar. “Em nosso segundo encontro, ele anunciou, vou terminar com todas as outras garotas que costumava sair e vou pedir que você se case comigo em dois anos, e ele fez – um homem de palavra”, Gadot diz, sorrindo. Em 2008, eles se casaram em uma pequena cerimônia em Tel Aviv.

Conectar-se com ele provou ser um momento decisivo em sua vida pessoal e, de certa forma, em sua carreira incipiente. Ela encontrou um unicórnio: um homem verdadeiramente feminista. “Somos realmente, igualmente parceiros”, diz ela. “Temos um grupo de amigos aqui e todas as esposas têm carreiras, e sempre brincamos que os maridos são o ‘novo homem’ – muito envolvidos com a casa e em cuidar dos filhos e tudo mais. Jaron é literalmente o vento sob minhas asas.”

Você pode perdoá-la, talvez, por ser efusiva; afinal, ele é o tipo de cara que homenageou o Dia Internacional da Mulher em 2018 postando no Instagram: “Tenho muita sorte de ser casado com uma mulher forte e independente. Eu aprendo com ela diariamente, ela me fortalece e me ajuda a me tornar uma versão melhor de mim mesmo. Nosso relacionamento é baseado na igualdade e respeito mútuo. Seus objetivos são tão importantes quanto os meus. Os sonhos dela são tão importantes quanto os meus.”

Mas o mais importante, de acordo com Gadot, Varsano faz o que dizem. Ele a apoiou em seguir sua carreira à medida que crescia e exigia cada vez mais, diz ela, encorajando-a a continuar trabalhando durante a criação de duas filhas, mesmo quando ela própria ficou insegura sobre como faria malabarismos para ser mãe e todas as suas oportunidades profissionais. Quando ela ficou ansiosa com a ideia de viajar para os sets de filmagem com Alma, sua primogênita, foi Varsano quem a tranquilizou de que tudo funcionaria.

“Viajamos juntos”, diz Gadot. “Nós somos a família do circo. Eu amo o que faço, mas acima de tudo é minha família e não vou viajar por longos períodos de tempo sem eles.”

Ela diz que ser mãe é “a melhor coisa que já fiz, o projeto da minha vida.” Quando pergunto que tipo de mãe ela é, ela sorri e diz: “Eu sou todos os tipos de mães. Depende de quantos dias você está perguntando. Estou muito conectada a elas e sou muito afetuosa, e me certifico de manter os canais de comunicação abertos e sempre falamos sobre sentimentos e coisas assim. E então às vezes eu as deixo ir e não as interrompo porque aprendi que quando você está muito envolvida, você pode realmente criar problemas.”

“Às vezes posso ficar histérica”, diz ela. “Eu posso ser idiota. Nós rimos muito. Posso ter muita paciência, mas quando eu perco, não é ótimo.” Ela ri. “Eu acho que toda mãe pode se identificar com isso, que depois que você tem um bebê, você recebe um grande saco de culpa, que é algo com que estou lidando o tempo todo. Mas percebi que só posso tentar ser a melhor versão de mãe que posso ser. Então, eu apenas tento fazer o meu melhor e dar a elas tudo que posso.”

Suas filhas sabem que ela interpreta a Mulher-Maravilha, é claro, mas “não é como um problema em nossa casa”, diz ela. “Eu sou a mãe que as incomoda e pede que façam coisas e as acorda de manhã. Sempre que eu pego uma Barbie [Mulher-Maravilha], elas ficam animadas com isso e brincam um pouco com ela, mas elas não estão obcecados com a ideia de que eu sou a Mulher-Maravilha.”

Em Mulher-Maravilha 1984, filmado em Londres, Washington, D.C. e partes da Espanha, Mulher-Maravilha faz muito, incluindo lutar contra seu inimigo, Mulher Leopardo, interpretada por Kristen Wiig. Os personagens começam como colegas e amigas, quando Mulher leopardo ainda é apenas a desajeitada geóloga Barbara Minerva, que ainda não se transformou em seu alter ego maligno. A cena em que elas se conheceram, no Smithsonian Institution, é notável pela atitude acolhedora de Diana Prince com sua colega cientista; parece mais um momento de poder feminino, mostrando a abertura e a vulnerabilidade de Gadot na tela.

“Gal foi um tremendo talento desde o início, mas devo dizer que suas habilidades de atuação explodiram”, diz Jenkins. “Ela é apenas uma das melhores atrizes que trabalham agora. Lembro-me de quando ela dobrou a esquina [naquela cena] e entrou, havia uma complexidade de calor e generosidade em seu rosto. Eu estava olhando para ela e pensando: Uau, ela é tão deslumbrante – é como se ela saísse de um gibi, direto da página, como se você não pudesse imaginar nada mais bonito – e ainda assim ela exala essa sabedoria complexa.”

Annette Bening, que coestrela com Gadot em Morte no Nilo, dirigido por Kenneth Branagh, concorda que Gadot tem um talento de atuação inexplorado e pouco discutido. “Ela se tornou uma estrela por causa de Mulher-Maravilha, mas é uma atriz muito boa”, diz Bening. “Claro que a Mulher-Maravilha é muito encantadora e tem toda a força, mas Gal também tem muitas outras coisas nela e é capaz de fazer muitos papéis diferentes, o que tenho certeza que ela fará. Quando alguém é tão bonito, as pessoas muitas vezes os subestimam, especialmente quando é uma mulher; as pessoas não conseguem conceber que podem ser tão inteligentes assim e ficam com inveja e são competitivas.”

Em Morte no Nilo, que estreia em dezembro, Gadot interpreta a mais glamorosa femme fatale de Agatha Christie, Linnet Ridgeway Doyle. O filme é uma fuga suntuosa, filmado na Inglaterra e no Egito. “Eles fizeram um trabalho tão bom nos cenários e nos figurinos que você literalmente se sente como se fosse uma mulher dos anos 40”, diz Gadot, que aparece em uma sucessão de vestidos matadores, enfeitados com joias.

“Sou uma pessoa sociável”, diz Gadot. “Eu posso falar com uma parede. Eu quero aprender; Eu quero ouvir histórias. Então, para mim, trabalhar com tantas pessoas” – o grande elenco inclui Armie Hammer, Sophie Okonedo e Russel Brand – “foi maravilhoso, e provavelmente ainda mais delicioso porque as pessoas com quem trabalhei são amáveis, doces e charmosas. E eu tinha Annette [Bening] lá comigo, que eu já conhecia. Foi ela quem deu o empurrão a mim e a Jaron para começarmos a nossa produtora”, que se chama Pilot Wave.

O primeiro projeto da empresa, uma série para a Apple sobre Hedy Lamarr, vai estrelar Gadot como a linda atriz de Hollywood e um gênio científico que foi a pioneira na tecnologia que lançou as bases para WiFi, GPS e Bluetooth. “Ooh, Hedy Lamarr”, diz Bening quando menciono isso a ela. “Gal é perfeita para isso.”

Linda, talentosa, abençoada com duas filhas e um marido solidário – que é parceiro dela em projetos de sucesso, como o desenvolvimento do Varsano Hotel de Tel Aviv, que em 2015 Gadot e Varsano venderam ao bilionário russo-israelense Roman Abramovich por US $ 25 milhões – voando com todos em todo o mundo, fazendo grandes filmes com outras pessoas bonitas e talentosas… A vida de Gadot parece além de privilegiada. E, portanto, não é uma surpresa que a Internet se voltou contra ela depois que ela postou o agora infame vídeo dela e de outras celebridades cantando “Imagine”, de John Lennon, em março, numa época em que muitas pessoas, incluindo ela, iniciavam a quarentena devido a COVID-19.

Certamente é difícil sobreviver ao vídeo horrível e desafinado de dois minutos, que apresenta uma série de performances emocionantes de nomes como Wiig, Sarah Silverman, Natalie Portman e Will Ferrell, bem como alguns cantores de verdade como Sia e Norah Jones. E o momento estava certo – as pessoas estavam se sentindo desesperadas, com medo e precisando de recursos, não as celebridades arrulhando para elas de seus arredores luxuosos.

Mas foi realmente a causa do tipo de ódio que recebeu? Ou foi apenas a internet fazendo o que a internet faz? Foi realmente merecedor do discurso que obteve no New York Times, no qual o escritor musical Jon Caramanica escreveu: “Começa depois de um monólogo breve e banal de Gadot, que pode estar em bloqueio, mas cuja mente foi libertada, cara.”

Quando toco no assunto com Gadot, ela não se desculpa. “Às vezes, você sabe, você tenta fazer uma boa ação e simplesmente não é a boa ação certa”, diz ela com um sorriso e um encolher de ombros. “Eu não tinha nada além de boas intenções e veio do melhor lugar, e eu só queria enviar luz e amor para o mundo.”

“Comecei com alguns amigos e depois falei com Kristen [Wiig]”, diz ela. “Kristen é como a prefeita de Hollywood.” Ela ri. “Todo mundo a ama, e ela trouxe um monte de gente para o jogo. Mas sim, eu comecei, e só posso dizer que pretendia fazer algo bom e puro, e não transcendeu.”

Sua atitude de me aceitar como eu sou é revigorante, mas me pergunto como isso acontece em Hollywood, que é famosa por ser um lugar onde as pessoas raramente dizem o que realmente pensam. “Às vezes, isso pode me causar problemas”, diz ela. “Há algo que aprendi a dizer, que é: ‘Não discordo de você, mas’- basicamente, estou discordando de você.” Ela sorri novamente. “Então eu me adaptei. Acabei de chegar à conclusão: eu faço por mim, você por você. Prefiro que você não goste de mim neste momento do que não dizer a minha verdade.”

(Depois que a versão impressa desta história foi para a imprensa, a notícia de que Jenkins iria dirigir Gadot em um futuro projeto de Cleópatra gerou alguma reação contra o desacordo sobre a herança da rainha egípcia. Gadot, que está no set de filmagens de um novo projeto, não foi encontrada para comentar.)

Tiro uma foto dela na tela para ter certeza de me lembrar de como ela ficou durante nossa conversa. Nesta foto, ela está sorrindo o sorriso mais feliz que eu acho que já vi em alguém desde o início da pandemia. Eu me pergunto sobre aquele sorriso e como Gadot consegue permanecer tão feliz. Eu me pergunto se é porque ela parece tão ciente de como ela é sortuda.

A palavra sorte surge repetidamente enquanto conversamos. Gadot se sente sortuda, diz ela, por estar saudável e segura e com suas filhas durante a COVID-19. Ela se sente sortuda por ter sido escalada para o papel da Mulher-Maravilha e por fazer parte desse mundo, que ela diz parecer “como se você fosse uma grande família feliz vivendo em uma comuna; tem sido uma viagem incrível, incrível.” Ela se sente sortuda por ter Varsano como seu parceiro.

“Tenho sorte”, ela me diz. “Eu agradeço todas as manhãs. Na cultura judaica, há uma prece que você deve dizer toda vez que acordar de manhã para agradecer a Deus, você sabe, por mantê-lo vivo e dadadada.”

“Você diz ‘modeh ani’, o que significa ‘dou graças’”, diz ela. “Então, todas as manhãs, acordo, saio da cama e digo: ‘Obrigada por tudo, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada.’” Ela fecha os olhos por um momento, como se repetisse a oração. novamente. “Nada deve ser considerado garantido.”

Abaixo um vídeo dos bastidores da sessão de fotos.

Todas as fotos estão em nossa galeria, confira!

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De acordo com o Deadline, a Paramount Pictures ganhou um leilão para adaptar o drama biográfico Cleoprata para os cinemas, com Gal Gadot usando a coroa da rainha do Egito e Patty Jenkins na direção.

O filme, roteirizado por Laeta Kalogridis, será produzido por Charles Roven pela Atlas Entertainment, Jenkins, Gadot e seu marido, Jaron Varsano, pela Pilot Wave Motion Pictures. Kalogridis também será a produtora executiva.

O acordo foi fechado ontem depois que Gadot participou de um seleto número de lances no Zoom, acompanhada por Jenkins, Roven e Varsano, com Kalogridis apresentando as ofertas de uma história épica baseada na pesquisa que ela fez depois que Gadot a selecionou. Este é o primeiro grande projeto ganho pela presidente do Paramount Motion Picture Group, Emma Watts, em um leilão derrotando Universal, Warner Bros, Netflix e Apple.

O acordo é mais do que um pacto de desenvolvimento. O cronograma foi acelerado e a Paramount prevaleceu porque o estúdio – liderado por Watts e pelo presidente/CEO Jim Gianopulos – criou uma urgência para montar um filme de grande orçamento para o cinema o mais rápido possível. Kalogridis, cujos créditos incluem Alexandre, Ilha do Medo e, o mais recente, Alita: Anjo de Combate, começará a escrever imediatamente, com Gadot, Jenkins, Roven e Varsano ajudando a formar uma narrativa que todos esperam que seja o próximo filme da parceria de Gadot e Jenkins, que se uniram em dois filmes da Mulher-Maravilha.

Gal Gadot usou suas redes sociais para mostrar o quanto está animada com o novo projeto!

“Adoro embarcar em novas jornadas, adoro a emoção de novos projetos, a emoção de trazer novas histórias para a vida. Cleópatra é uma história que eu queria contar há muito tempo. Não posso estar mais grata por esta equipe A!!”

 

O filme ainda não tem previsão de estreia.

Durante sua passagem pelo Brasil, em dezembro de 2019, Gal Gadot concedeu uma entrevista à revista GQ do México, na qual ela fala sobre Mulher-Maravilha 1984 e sobre a luta das mulheres em Hollywood. Confira a tradução abaixo!

São primeiros dias de dezembro de 2019 e os raios de sol batem com toda a força em São Paulo, uma cidade com uma vibe particular: os acordes da bossa nova se misturam às construções impressionantes, enquanto a alegria brasileira se faz sentir as “ruas” e o vento que sopra nos fazem pensar que a qualquer momento vamos dar de cara com o mar, mesmo que esteja há centenas de quilômetros.

Quem vive no hemisfério norte tem uma associação na cabeça a respeito do mês de dezembro: frio, neve (em alguns casos) e árvore de natal ao pé da lareira. Nessas latitudes, tudo muda completamente. A decoração da estação deve dar conta do calor intenso que dá as boas-vindas ao verão. A notícia de um vírus potencialmente contagioso em algumas partes da Ásia parecia distante para a América na época, uma preocupação que ainda não havia chegado até nós. O fato é que, naquela época, São Paulo havia se tornado o epicentro e ponto de encontro de milhares de fãs de quadrinhos que vinham de diversos cantos da nação sul-americana (e até mesmo de fora de suas fronteiras.) para ser parte da CCXP, que reuniu nomes como Margot Robbie, Henry Cavill e Mark Hamill. Mas a cereja do bolo viria no último dia.

MEU ENCONTRO COM A MULHER MARAVILHOSA

A cidade está apenas começando a acordar de seu sono matinal de domingo. O carro que me leva direto ao Palácio Tangará (situado em uma extensa área verde em meio a toda a mata de asfalto) circula suavemente no trânsito de São Paulo, que tem uma das piores fama, mas desta vez, é uma exceção ao régua.
Assim que atravessamos a cerca que separa a propriedade, tudo se torna opulência à nossa volta, enquanto no horizonte, aos poucos, começa a surgir o resort, que realmente faz jus ao seu nome. O veículo preto para e um homem abre a porta do lado em que estou viajando.
“Bem-vindo”, ele me diz. Outro senhor, vestido com um terno preto, logo transforma a conversa em sua língua, o inglês: “Sr. Germán. Me siga por aqui”. O contexto é imbatível: sinto-me imerso em um filme em que tenho como missão conhecer uma princesa cujo objetivo principal é resgatar o mundo de qualquer mal. E assim é. Se por fora o hotel faz jus ao seu nome, por dentro é como pisar num verdadeiro palácio. Um elevador nos leva diretamente ao terceiro andar. “Está tudo pronto para a sua entrevista”, diz-me o homem de preto, e as expectativas aumentam. Um longo corredor com carpete carmesim se estende diante de nós assim que as portas do elevador se abrem. O cavalheiro assume a liderança e eu o sigo.

Caminhamos alguns metros e, de repente, ele para na frente de outra porta. “Um momento, por favor”, diz ele. Abre lentamente e fecha após entrar. Tenho pouco tempo para examinar as pinturas que decoram o longo corredor. “Pronto, Sr. Germán. A senhorita Gadot está esperando por você”, ele me garante.
A sala está perfeitamente iluminada graças a uma enorme janela que mostra a fascinante área verde que circunda o resort. A luz me cega por um momento. Tento focar minha visão e então a vejo vestida com um elegante vestido branco e seu cabelo preto contrastando com a roupa. Gal Gadot agradece o cartão-postal oferecido pelo terraço, mas assim que nos ouve entrar, ela vira a cabeça e sorri para nós.
Após as devidas apresentações, nos acomodamos ao redor de uma mesa. “Como o Brasil está tratando você?” Peço a ela que quebre um pouco o gelo.
“Surpreendente. Gostaria de dizer que conheço muito, mas não. Gostaria de sair ainda mais e curtir o dia lindo e a vitamina D que o sol nos dá”, diz ela com uma risada.

À noite, Gal será a encarregada de encerrar a edição de 2019 da CCXP, por isso, nos jornais e na televisão, sua visita ganha as manchetes. A expectativa para a Mulher-Maravilha 1984 foi crescendo com o passar dos dias, desde seu anúncio, principalmente após o sucesso que representou o primeiro filme, que chegou a ser considerado um dos indicados ao Oscar. E embora não tenha sido assim, foi colocado como um dos favoritos do público em 2017, dos amantes do Universo DC e, claro, dos fãs de quadrinhos.

“Esta sequência representou um desafio”, confessa a atriz israelense. “Foi um projeto muito ambicioso desde o início. Mesmo antes do início das filmagens, muitos nos disseram que não teríamos sucesso, mas Patty (Jenkins, a diretora) e eu respondemos que íamos fazer isso. Enfrentar tal fita envolve uma longa preparação, especialmente no nível do corpo. Depois disso, embarcamos em uma filmagem que durou oito meses sem interrupção. Foi uma filmagem muito longa e, acima de tudo, muito física, porque vocês devem saber que uma das coisas que fizemos foi criar um novo estilo para as cenas de luta”, conta Gal. “Antes de iniciar a produção, Patty e eu fomos com nossas crianças para ver o espetáculo do Cirque du Soleil e, ao final, concluímos que era assim que queríamos que Diana lutasse dessa vez. E assim fizemos, trabalhamos com coreógrafos e evitamos CGI tanto quanto possível, embora isso significasse mais tempo e mais complicações. Por isso, foi uma filmagem longa, que representou um desafio, sobretudo porque sou mãe de duas filhas, e conciliar maternidade e trabalho às vezes é difícil.”

Desde que Lynda Carter vestiu o traje icônico, a personagem tem sido uma referência para muitos. Mas agora que Gal assumiu o Laço da Verdade, e principalmente por causa dos tempos em que vivemos, a Mulher-Maravilha se estabeleceu como uma inspiração para crianças, mulheres e homens. Isso é algo que a atriz sabe muito bem. “Não considero isso leviano, especialmente porque tenho filhas e entendo a importância de bons exemplos. Acho que agora, a herança da Mulher-Maravilha é muito importante e sou grata por isso. Para mim, é vital divulgar sua filosofia para o mundo e, de muitas maneiras, é o que procuro inspirar. Seja uma boa pessoa, seja positivo, ame os outros, faça o bem. Fico muito feliz que esse personagem tenha muito impacto entre as pessoas”.

SOBRE FEMINISMO E SEXISMO EM HOLLYWOOD

Não é novidade para ninguém que Gal Gadot é um dos nomes que tem se envolvido com a luta feminista na Meca do Cinema e em todo o mundo, além de ter aderido às diversas causas pelas quais as mulheres levantaram suas vozes para exigirem condições de igualdade. “Acho que Hollywood não parou de ser sexista. Acredito que enquanto esse problema persistir, será porque não alcançamos o ponto de igualdade que desejamos. Será um caminho longo, sem dúvida, mas ao mesmo tempo, está surgindo essa força de novas diretoras que fizeram filmes fenomenais recentemente, como Alma Har’el com Honey Boy ou Greta Gerwig; uma onda feminina que começou a encontrar seu próprio caminho em Hollywood e que teve sucesso. Estou muito feliz com esse aspecto, porque quanto mais elas forem, melhor será”, diz Gadot.
Mas o que falta para atingir esse ponto esperado? “Ok, agora você está entrando em um negócio sério. Vou te dizer o que é, pelo menos para mim. Pode ser difícil, mas considero que o mundo foi orquestrado e projetado para os homens, porque eles eram a principal força de trabalho. As mulheres começaram a trabalhar durante a Segunda Guerra Mundial, quando tinham que ir para a luta. Foi então que as mulheres começaram a se envolver com o círculo de trabalho, mas os cavalheiros já faziam isso há algum tempo”, reflete. “Não sou o tipo de mulher que aponta para os homens e os culpa por tudo, porque não acho que seja culpa de ninguém em particular; no entanto, acho que levará tempo para corrigir algo que se arrasta por anos e criar um bom ambiente para as mulheres terem oportunidades e salários iguais. Além disso, isso levará a questões como #MeToo, com o qual é importante que outras representantes do gênero feminino em posições importantes falem sobre o assunto. O trem está indo na direção certa e avançando, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, continua. “O que podemos fazer para apoiar essa ideia?”, Pergunto a ela. “Oh, é muito gentil da sua parte (risos). Primeiro, contrate mulheres e promova-as em seus espaços de trabalho. Dê a elas as mesmas oportunidades que dariam aos homens e também pague-as de forma justa.”

Alguns dias antes, durante a apresentação de Aves de Rapina na CCXP em São Paulo, Margot Robbie havia garantido que o feminismo não era só para mulheres, mas também envolvia homens, uma declaração que ganhou as manchetes em um país cujo presidente é caracterizado por seus comentários machistas. “Concordo totalmente com Margot, diz Gadot. “Eu sempre digo que se você não é feminista, é chauvinista (risos). Portanto, todo mundo deveria ser feminista. Recentemente, tenho sido muito questionada sobre o empoderamento feminino e de que forma este filme pode contribuir para isso, e o que posso dizer é que Mulher-Maravilha 1984 significa muito para as mulheres, significa muito para mim, significa muito para meninas, mas você não pode empoderar mulheres apenas para mulheres; você precisa educar homens e meninos. Por isso, filmes como este são universais e para todos, porque estamos juntos nisso; Não se trata de uma competição, mas de ser tudo para todos.”
O tempo de conversar com Gal Gadot sobre cinema e feminismo passa rápido. E embora eu queira continuar me aprofundando no assunto, uma garota de sua equipe nos interrompe para me avisar que a atriz deve ir embora, pois um grupo de jornalistas locais a espera no andar de baixo com quem ela se encontrará em uma entrevista coletiva. Gal se despede com o mesmo sorriso que me cumprimentou. “Se você tivesse a oportunidade, em quem você colocaria o Laço da Verdade?” Eu questiono enquanto levantamos de nossos assentos para aproveitar o último momento. “Talvez os políticos e certos líderes mundiais para ver se estão fazendo a coisa certa para a humanidade. São tantos que não consigo escolher um em particular.” E termina com uma risada que enche a sala inteira.

 

Abaixo vocês podem conferir os scans da revista em nossa galeria!

Outubro – GQ (México)

 

De acordo com a BBC, Gal Gadot doou 3.442 libras para a campanha de arrecadação de fundos de uma menina britânica de 6 anos que sofre de uma forma rara de distrofia muscular, superando a meta da campanha.

A doação foi feita à Carmela Chillery-Watson através da página JustGiving. Carmela, que foi diagnosticada com Distrofia Muscular Congênita LMNA (L-CMD) em 2017, começou sua “maratona” de caminhada de um quilômetro por dia durante 30 dias vestida de Mulher-Maravilha para arrecadar fundos para a distrofia muscular do Reino Unido no início de setembro.

Na quarta-feira, nove dias após o início do desafio, Gal Gadot usou sua conta no Twitter para dizer que Carmela era sua “verdadeira garota maravilha”.

 

“Minha verdadeira garota maravilha! Uau, esse vídeo me surpreendeu. Você é uma verdadeira heroína. Tão inspiradora e forte. Espero que um dia possamos nos encontrar. Até então, estou mandando muito amor e um grande abraço!!!”

A Sra. Chillery-Watson disse que Carmela ficou “absolutamente encantada quando soube da notícia”. “Não podíamos acreditar quando descobrimos que Gal tinha feito uma doação tão grande”, disse ela “Estamos maravilhadas porque já conquistamos nossa meta”. Ela disse que o tempo era “muito precioso para Carmela”, mas ela estava “determinada a arrecadar o dinheiro”.

Uma porta-voz da Muscular Dystrophy UK disse que a Warner Bros confirmou que a doação foi feita por Gal Gadot.

Carmela compartilhou em seu Twitter que recebeu do elenco Gal Gadot e Patty Jenkins um poster de Mulher-Maravilha 1984 autografo por todo o elenco do filme.

“Muito obrigada por me enviar um pôster autografado do filme. Que surpresa maravilhosa. É incrível e mal posso esperar para pendurá-lo no meu quarto.”

Carmela encerrou seu desafio ontem, 30 de setembro, conseguindo superar sua meta, arrecadando mais de 14 mil libras no total. Parabéns para a pequena Maravilha por sua força e bravura!

Lembrando que estamos passando por uma pandemia do COVID-19 e o ideal é ficar em casa em isolamento social para se proteger e proteger seus entes queridos, então nada melhor do que uma maratona de Gal Gadot, não é mesmo?

Já pensaram em ter todos, ou quase todos, filmes da Gal em apenas um lugar? Pensando nisso, o GGBR criou – ilegalmente – um espaço especial para disponibilizar a filmografia legendada em português da Gal pra vocês!

Na pasta vocês encontrarão os principais trabalhos da Gal, alguns deles onde ela faz apenas uma participação, nós colocaremos depois. Sobre o filme Amor em Jogo (Kicking Out Shoshana), ele é um filme israelense e o seu idioma original era o hebraico, infelizmente o filme chegou ao Brasil com dublagem em inglês e português, por isso não teremos a voz da Gal nele.

OBS.: Para assistir aos filmes sem precisar baixá-los, vocês podem ativar a legenda diretamente no vídeo como no Youtube.

Para a cessar a pasta, clique aqui. Aproveitem!

Gal Gadot estampa a capa da revista australiana Total Girl no mês de outubro e concedeu uma breve entrevista sobre seu trabalho como Mulher-Maravilha. Confira abaixo!

Por Emma Coiler

Oi Gal! Estamos tão entusiasmados com Mulher-Maravilha 1984. O que mais te anima no filme?
No primeiro filme, era sobre Diana encontrar seus poderes, mas desta vez… Nós a vemos em uma época diferente de sua vida. Eu não quero entregar nada – mas algo louco acontece que muda tudo.

Que lições você espera que as meninas possam aprender com um herói como Diana?
Para mim, é mostrar às meninas que elas são poderosas e fortes – que não precisam crescer pensando que quando ficarem mais velhas, precisam ser salvas… Mas que são inteligentes e fortes o suficiente para cuidar de si mesmos.

Seu personagem significa muito para garotas ao redor do mundo. Como é a sensação de ver garotas vestidas como a Mulher-Maravilha?
Não importa quantas vezes eu veja garotas vestidas como a Mulher-Maravilha, isso derrete meu coração todas as vezes.

Você também dublou Shank em WiFi Ralph: Quebrando a Internet. O que você mais ama em interpretar personagens fortes?
Não se trata apenas de interpretar personagens fortes, mas de interpretar personagens fortes que usam sua força para o bem. Bondade e ajudar os outros – essa é a verdadeira força.

No que você pensa quando precisa mostrar como Mulher-Maravilha (Diana) é durona?
Ela busca a paz, então quando ela tem que lutar é sempre por um bom motivo. Sempre foco no que é esse motivo que a torna uma guerreira.

Que conselho você daria para as meninas encontrarem sua própria Mulher-Maravilha interior?
Você não precisa se conformar, ser quem você é. Mulher-Maravilha tem tudo a ver com amor e compaixão, verdade, justiça e igualdade. Faça o melhor que puder e faça o que você acredita ser certo.

O filme tem tantas cenas de ação legais! Como foi o treinamento para o filme?
Minha mãe era professora de ginástica, então eu cresci sendo ativa e adoro isso. Algo que adorei fazer em Mulher-Maravilha é a luta de espadas – é incrível.

O que você gosta de fazer quando as câmeras não estão gravando?
Há muito trabalho de dublê e são dias longos, então eu sempre bebo muita água e como durante os intervalos. Procuro comer alimentos saudáveis ​​na maior parte do tempo, mas às vezes sejamos realistas, todos nós queremos um cheeseburger!

Se você pudesse ter qualquer um dos superpoderes da Mulher-Maravilha, qual seria e por quê?
Há algo sobre o laço da verdade – a honestidade é muito importante na vida.

Qual o melhor conselho que você já recebeu?
Seja persistente e nunca desista.

 

Outubro – Total Girl (Australia)

Gal Gadot estampa a capa da edição de agosto da revista espanhol Mujer Hoy e conta como é a experiência em interpretar a Mulher-Maravilha, sua carreira e sua família. Confira entrevista traduzida abaixo.

 

Por Tana OSHIMA

Falar com uma celebridade é, de certa forma, como cruzar a tela e chegar a um espaço onde o extraordinário se torna comum e, por isso mesmo, extraordinário novamente. Embora a era das divas do cinema tenha praticamente acabado, há atrizes que tornam mais fácil do que outras cruzar a fronteira nítida entre a privacidade de ferro e o domínio público da fama; aqueles que não hesitam em se apresentar como “seres normais”, talvez desejando realmente essa normalidade.

É o caso de Gal Gadot, a atriz israelense de 35 anos que se tornou famosa no mundo todo por seu papel de Mulher-Maravilha. E o que poderia ser melhor do que ser a Mulher-Maravilha, aquela super-heroína da DC Comics que nada mais é do que a filha de Zeus e da Rainha das Amazonas? Nada divo ou divino emana de Gadot ao falar com ela, apesar de ter se tornado, em apenas três anos, uma verdadeira estrela de Hollywood – em 2017, a primeira parte de Mulher-Maravilha bateu recordes de bilheteria e arrecadou 822 milhões de dólares. Sua proximidade é surpreendente, principalmente porque seu olhar, falar e gesticular são os de sua personagem, com aquela voz um tanto áspera e sorridente, inseparável (para sempre?) do caráter benevolente da semideusa grega.

Mas ela não se vê, ou é incapaz de se ver, pois o mundo inteiro a viu e continuará a vê-la através da tela. “É engraçado porque eu não penso nisso. Na verdade, às vezes, quando vejo o filme, tenho que me lembrar que sou eu”, diz a atriz israelense rindo.

Gal Gadot fez sua estreia como figura pública aos 18 anos, quando foi eleita Miss Israel. Ela já foi modelo, dançarina (balé, dança moderna, hip hop) e, antes disso, uma menina que passou uma infância idílica, segundo ela, cheia de inocência e brincadeiras ao ar livre. “Tive uma infância muito doce e feliz”, diz ela sem hesitar. Ainda não havia celulares e em casa eles não me deixavam assistir TV à tarde, então eu estava sempre brincando ao ar livre com meus amigos. Procuro dar às minhas filhas a infância que tive”. Ela não havia considerado atuar até que lhe foi oferecida a oportunidade de aparecer na série Bubot, em seu país natal, Israel. A transição dela foi “muito suave” de modelo para atriz, ela agora admite.

Seu primeiro papel em um filme americano veio em 2009, com a quarta parte da franquia Velozes e Furiosos (Fast and Furious). Ela fez isso, em parte, por causa de sua experiência com armas de fogo. Ela aprendeu a lidar com elas no exército (o serviço militar é obrigatório em Israel para homens e mulheres). Sua experiência no exército também lhe ensinou, diz ela, valores que a ajudaram em sua carreira de atriz. “O exército dá disciplina. Te ensina a perceber que não é sobre você, mas sobre o grupo, sobre a comunidade. Ensina a trabalhar em equipe”, reconhece.

Aquela primeira experiência internacional a fisgou completamente. “Acho que então percebi a dinâmica da filmagem e como é maravilhoso atuar. Eu sempre me apresentava para o público desde criança como dançarina, mas nunca pensei em ser atriz. Mas com Velozes e Furiosos percebi o quanto é divertido. Você atua, aprende o roteiro, viaja, conhece gente… Achei muito mais interessante do que estudar Direito [risos] e decidi que queria continuar tentando”. A tentativa, porém, foi mais difícil do que ela pensava, e levou vários anos para a atriz estrelar um filme americano.

O papel de Mulher-Maravilha (Diana de Themyscira) veio a ela quase por milagre, como se tivesse sido jogado nela pelo próprio Zeus do Olimpo. Poucos meses antes de ser confirmada, Gadot decidiu, desesperada e sem esperança, ou talvez aceitando calmamente seu destino, que ela nunca mais tentaria atuar em um filme fora de Israel. Com muitas rejeições atrás dela e castings que levaram a nada mais do que arrastar sua família de um lugar para outro, ela jogou a toalha logo após fazer o teste para estrelar um filme de super-herói, Mulher-Maravilha. “Quando voltei para o meu país, fiz com a certeza de que aquele filme não seria lançado. Nem é que ela tivesse aquela paixão que outras atrizes têm por atuação. Em vez disso, pensei: “Bem, retomo minha carreira em Direito Internacional e é isso”. Mas desta vez, a sorte ou os deuses estavam do lado deles.

Nos dois filmes da Mulher-Maravilha, a atriz aparece com os atributos físicos das super-heroínas dos quadrinhos: forte, ágil e sensual. O treinamento militar teve muito a ver com o seu condicionamento físico espetacular? “Sempre fui super atlética, por isso é difícil saber se o exército contribuíram para a minha preparação física ou não. Sempre fiz muito esporte; minha mãe era professora de educação física e, quando criança, eu jogava basquete, vôlei e tênis o tempo todo”.

O que ela precisava fazer era passar por um treinamento especial por cinco meses para se tornar a superpoderosa Diana de Themyscira – uma combinação de artes marciais, velocidade e exercícios cardiovasculares que a prepararam para se mover com agilidade surpreendente. Durante a filmagem de uma das cenas, a atriz teve que correr em alta velocidade enquanto era sacudida e desviava de obstáculos. “Foi incrível. Eles cortaram vários quilômetros da Avenida Pennsylvania [em Los Angeles] e eu tive que correr na velocidade de Usain Bolt. Foi exaustivo, mas valeu a pena, porque dá autenticidade ao filme”. Tentando correr na velocidade do homem mais rápido do planeta, mas logo após dar à luz sua segunda filha. Isso realmente soa como Mulher-Maravilha.

A atriz israelense, que se casou com o empresário Jaron Varsano há 12 anos, tem duas filhas, de nove e três anos. “No início deste ano, estabeleci como objetivo dar o meu melhor em casa e me sentir menos culpada pelo que não posso fazer. Sou uma mãe muito envolvida, sou muito próxima das minhas filhas e procuro sempre me certificar de ser a primeira pessoa que elas vêem de manhã e a última antes de dormir. Lembro-me de quando tive minha primeira filha, perguntei ao meu marido como íamos fazer [conciliar trabalho e família]. E ele me disse: “Faça o que quiser, mas pense também no exemplo que você quer dar à sua filha.” E isso teve um efeito muito profundo em mim. Quero que [minhas filhas] saibam que são capazes de fazer o que se propuseram, sem limites”, explica.

“Se há algo que eu aconselho a meninas que querem ser atrizes quando crescerem, é nunca levar a rejeição para o lado pessoal. É um dos motivos pelos quais não quero que minhas filhas continuem minha carreira”, diz Gadot. E parece que, apesar do sucesso finalmente ter chegado a ela, ela ainda tem o sabor amargo das derrotas sucessivas. “É difícil não levar para o lado pessoal quando você é julgado com base em como você age, mas realmente não é. E então eu recomendo que você tenha muita persistência. Se você quer algo, vá atrás. Se cair, levante-se e continue caminhando até chegar ao seu objetivo. Se lhe derem um papel, chegue preparado, chegue na hora, aprenda bem o roteiro. E, acima de tudo, divirta-se”, diz, deixando escapar uma gargalhada forte e contundente que se perde na luz dourada da tarde californiana.

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Se não houver novas alterações, Mulher-Maravilha 1984 chegará aos cinemas brasileiros em 5 de novembro.

 

Com informações de Mujer Hoy.

Finalmente o grande dia chegou e fomos abençoados com o segundo trailer de Mulher-Maravilha 1984 durante o DC FanDome no último sábado, 22.

O trailer foi divulgado durante o painel do filme durante o evento e mostrou diversas cenas inéditas, além do visual incrível da Mulher-Leopardo, ou Cheetah. O painel de Mulher-Maravilha 1984 reuniu o elenco principal e contou com a participação especial de Lynda Carter, atriz que viveu Diana na série de TV dos anos 70.

Confira abaixo o trailer legendado e as screencaps em nossa galeria:


 

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